06 junho 2012


Agente faz , o planeta sente..

0
  

Durante toda essa semana na escola de minha filha tratou-se sobre o Meio Ambiente, eles fizeram várias atividades retratando a importância de cuidarmos do nosso planeta.


Tive o privilégio de assistir uma aula e saí de lá com uma frase que a Professora ficou repetindo...

"Agente faz, o planeta sente "

Ela repetia várias vezes essa frase e citava exemplos de como cuidar do nosso planeta.

Quando Hannah joga papel no chão, ou coisa desse tipo eu olho para ele e pergunto:

Filha pode jogar papel no chão? Ela balança a cabeça e diz não.

Eu falo: Agente faz o planeta sente, então pegue o papel do chão, tá bom?



Então é isso galerinha, em 05 de junho comemoramos o dia Mundial do Meio Ambiente, vamos disseminar essa idéia para os nossos filhos.

Agente faz o planeta sente.

Precisamos nos mobilizar, o nosso planeta está muito doente.



Segue uma entrevista super interessante com um dos mais respeitados ambientalistas da atualidade, Christopher Flavin.



Presidente do Worldwatch Institute (WWI), ONG que se dedica a analisar as condições da Terra, anualmente é produzido um relatório conhecido como Estado do Mundo, Christopher veio ao Brasil no ano passado para o lançamento das diretrizes curriculares de Educação Ambiental, durante a Semana do Meio Ambiente. Em Brasília, ele recebeu a repórter Priscila Ramalho (Revista Nova Escola) para uma entrevista. A seguir, alguns trechos.



Como o senhor avalia a situação ambiental do planeta Terra?



Ela é um paciente muito doente cujos sinais vitais estão muito fracos. O número de espécies diminui, o desmatamento aumenta e os reservatórios de água são cada vez menos numerosos e mais poluídos. Sem falar no efeito estufa, que está provocando alterações no clima e em todo o meio ambiente. Mas acredito que esse doente pode se recuperar, se começarmos agora mesmo a mudar o rumo da economia global.



Como a escola pode ajudar?



Ela precisa informar a nova geração sobre a gravidade dos problemas e incentivar os alunos a buscar soluções. Para que, quando eles crescerem, levem esse espírito para suas áreas de

atuação.

Como o professor deve levar essa discussão para a sala de aula?



Se pudesse, eu introduziria no currículo uma disciplina só para tratar do assunto. Ao mesmo tempo, porém, acredito que as questões ambientais estão inseridas em todas as áreas e cabe ao professor relacioná-las à Literatura, à História...



No Brasil, 80% da população vive em áreas urbanas. Como falar em Educação Ambiental nas grandes cidades?



Ali são fabricados os produtos que destroem as florestas, ali se consome a maior parte da energia, ali sofremos com o trânsito. E são as cidades que causam as mudanças climáticas. Existe muito a estudar com base nos problemas urbanos.



Como mostrar às crianças a relação homem-natureza?



As crianças têm um modo quase intuitivo de ver a natureza , particularmente as que vivem nas cidades. Aos adultos cabe mostrar de onde vêm a comida e a água, para onde vão o esgoto e o lixo. Todos precisam entender a dinâmica do meio ambiente na cidade moderna. Queimamos combustíveis fósseis e depois respiramos o ar com o dióxido de carbono que ficou na atmosfera.



Continua valendo o princípio "pense globalmente e aja localmente"?



Há muito a dizer e fazer globalmente, como no caso dos tratados internacionais, mas as principais ações continuam sendo locais. Sim, esse continua sendo um bom princípio.



Fonte:http://revistaescola.abril.com.br







0 comentários:

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....