24 novembro 2011


Cinto de segurança para ficarmos seguros

3
Em um dos episódios do desenho DORA AVENTUREIRA, ela coloca o cinto de segurança e diz: " Cinto de segurança para ficarmos seguros".





Em um de nossos passeios, quando estava preparando a minha filha na cadeirinha, eu falei: Cinto de segurança para .... não imaginava que ela iria responder, mas não é que a garotinha respondeu... seguros.
É de suma importância que as crianças usem a cadeirinha e que os pais ensinem os princípios de Educação de trânsito desde cedo.
Eu não saio de casa sem o cinto, mesmo em ônibus, também tenho essa preocupação e procuro também alertar outras pessoas sobre esse assunto.
Muitos pais não tem essa preocupação e expõe seus filhos á riscos.
É melhor previnir, do que remediar.
"Você sabia que em media, morrem cerca de 1000 crianças no Brasil, por ano, vitimas de acidente de trânsito? Grande parte dessa tragédia foi provocada pela falta de uso da cadeirinha ou cinto de segurança pela criança no veículo.
Estudos americanos demonstraram que o uso dos assentos de segurança, conhecidos popularmente por "cadeirinhas" reduz em 71% o numero de mortes em bebes de colo e em 54% as mortes entre crianças de 1 a 3 anos, em casos de acidentes automobilísticos. Nos 50% das mortes com crianças com menos de 5 anos, verificou-se a falta do dispositivo de segurança.
O professor Marcelo Martins Werneck, especialista na área, explica que "quando a criança esta dentro de um carro em movimento, tanto ela, quanto o veículo, se movem á mesma velocidade. Mas se o carro pára de repente á criança é lançada para frente porque continua a mover-se, mais ou menos a mesma velocidade que tinha o carro no momento do impacto. Assim, a cabeça e o tórax da criança batem contra o que estiver á sua frente, por exemplo, o encosto dos bancos dianteiros ou o painel e o pára-brisa". Aquela velha Lei de Newton., que todo mundo aprendeu na escola, o corpo tende a permanecer em movimento, a menos que uma força aga sobre ele, essa eu me lembro... rsrs.
Outro fato a ser ponderado é que a criança, com o impacto do acidente pode ser arremessada para fora do auto, se o vidro estiver aberto. É de se lembrar que segurar a criança no colo, mesmo no banco traseiro, não é uma boa idéia.

A Dra. Regina Kaiser, vice-presidente do Laboratório de Acidentes e Segurança Viária explica que "num acidente, uma criança de 20 kilos representa uma força de quase uma tonelada nos braços de quem a estiver segurando".
Os cintos de segurança integrantes dos autos são grandes e impróprios para bebês e crianças pequenas, que devem ser transportadas no banco traseiro junto à cadeirinha que devem conter de preferência, o cinto de três pontos. A não utilização desse equipamento é considerada infração gravíssima pelo Código Nacional de Transito. Há três tipos de assentos de segurança:

1. Conchinhas: recomendada para crianças de até 9 meses ou até cerca de 10 Kilos

2. Reversíveis: para crianças de 9 meses a 4 anos ou entre 10 e 20 kilos

3. Assentos elevatórios: para crianças de 4 a 12 anos ou de até 1,45 m.

Fonte: http://tudosobreseguranca.com.br

3 comentários:

Futura mãmã disse...

Rs eles saiem-se com cada uma...
Mas o cinto e de facto muito importante!
Eu nao ligo muito nisso nao, para comigo!...mas com meu irmao de 10 anos, ele entra e eu digo logo mete o cinto..seja ele ou outra criança e ate as minha avos eu chamo atençao e digo rsrs..digo ou vou meter eu o cinto! rs

Beijo

Bianca disse...

Rsrs, a minha filhota já está maior que eu...
Mas sim, fiz uso de tudo isso para protege-la.
Bjs

SOU NIEL, disse...

GOSTEI MUITO DESSA MATERIA. REALMENTE E MUITO IMPORTANTE O USO DO CINTO DE SEGURANÇA.

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....