10 fevereiro 2012


Qual o creme dental mais indicado para as crianças: com ou sem flúor?

5


Encontrei uma matéria super legal sobre o uso de cremes dentais para crianças no Blog do tio dentista.
Segue matéria.

Qual o creme dental mais indicado para as crianças: com ou sem flúor?


Aliás, uma dúvida bastante comum entre papais e mamães quando chega o momento de iniciar a escovação dos filhotes. Diante de tantas opções (e são muitas mesmo!), qual a melhor?
Que o flúor tem uma ação preventiva muito eficaz contra as cáries, isso não se discute. Entretanto, há alguns anos, colocou-se em cheque se a quantidade de flúor presente nas pastas de dentes infantis era capaz de causar manchas nos dentes em formação, a fluorose.
Criança muito pequena, até por volta dos 3 ou 4 anos, não têm coordenação suficiente para cuspir. Resultado: acabam engolindo a pasta que estava na escova. Pra essa turminha, então, a indústria desenvolveu os cremes dentais SEM FLÚOR. Se não tem flúor pra ser ingerido, não tem o risco de manchas, certo? Certo! Mas e a proteção contra as cáries, onde é que fica?
Pensando nisso, optou-se por produzir cremes dentais infantis com uma quantidade reduzida de flúor – aproximadamente a metade da quantidade das pastas convencionais. Ora, problema resolvido então! A pastinha tem um pouquinho de flúor que, se ingerido não vai fazer mal e, ainda por cima, ajuda na prevenção! E essa tem sido a tônica do mercado de cremes dentais para a molecada: embalagens chamativas, com personagens dos mais diversos desenhos animados, um sabor delicioso e uma quantidade reduzida de flúor. Mas as coisas já não são bem assim.
Uma recente pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), divulgada pela Associação Brasileira de Odontopediatria, “indicou que os cremes dentais com baixa concentração de flúor não são tão eficientes contra as cáries como os dentifrícios convencionais. Pior: também podem não evitar a fluorose.”
De acordo com o estudo, não é a concentração de flúor que vai determinar a ocorrência de fluorose, e sim, a ingestão de grande quantidade de creme dental pela criança A fluorose é um efeito do flúor sistêmico, e não de sua aplicação local. E só pra lembrar: estas manchas só vão ocorrer – SE OCORREREM – nos dentes permanentes, e não nos dentes de leite, pois estes já estão totalmente formados.
Então, o que você recomenda?

Sinceramente, recomendo que leve a criança a um (a) odontopediatra para que ele (a) possa fazer uma avaliação. Cada caso é um caso! Crianças que têm um baixo risco de cárie, uma dieta saudável e uma boa higienização até podem se dar o luxo de usar cremes dentais sem flúor. Entretanto, aquelas com uma dieta rica em açúcar e higiene bucal precária, são crianças que têm um alto risco de desenvolver cárie. Nesses casos, o flúor é indispensável em seu papel preventivo! Somente o dentista é capaz de avaliar a necessidade de cada criança.

Mais uma recomendação importante: a quantidade de pasta na escova deve ser mínima! Do tamanho de um grão de ervilha ou de arroz.

De qualquer forma, busque orientação especializada. Só assim você terá a certeza de estar fazendo o melhor para a sua criança!

5 comentários:

Futura mãmã disse...

Adorei este post acredita??
Bj

Ingrid Faria disse...

Ah querida a Ingrid utilizava um que a dentista passava, agora ela pode utilizar a mesma da família.

Muito importante o texto, rs.

Beijinhos
Lilia

Unknown disse...

Olá queridam adorei a matéria..sinto muita falta dessas orientações aqui..Um excelente final de semna para ti e tem selinho no blog para você!!Super bjs, Elo

Baby Rodrigues disse...

a minha bebe ainda usa sem flour estou esperando a medica autorizar outra pasta de dente...kk

Chris Ferreira disse...

Oi Ságna!
Essa matéria é realmente ótima.
Minha filha usou bastante tempo pasta sem flúor, só a partir dos 5 anos que mudou.
Levei ela desde pequena na dentista, o que é ótimo pra prevenção e pra ir se acostumando...rsrsrs.
Por falar nisso daqui uns dias a dentista dela liga, pois de tempos em tempos vamos lá dar uma olhada, fazer uma limpeza.
Beijinhos querida e uma abençoada semana pra você e sua família.

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....