28 novembro 2011


Mulheres x Bebidas alcoólicas

1


Consumo de álcool




Resolvi fazer este post, para alertar muitas mulheres que fazem uso de bebida alcoolica, sobre os riscos pertinentes a esta pratica principalmente durante a gravidez.



Segue estudo sobre os malefícios da ingestão de bebidas alcoólicas.

• A ingestão de álcool durante a gravidez pode provocar distúrbios fetais que vão do retardo de desenvolvimento à chamada síndrome alcoólica fetal, caracterizada por anormalidades físicas comportamentais e cognitivas. Consumo de álcool durante a gravidez é considerado a principal causa dessas anormalidades na infância.

• Consequências psicossociais

Problemas familiares são mais comuns entre mulheres que abusam de álcool. O alcoolismo torna as mulheres mais sujeitas a agressões físicas. Mulheres que consomem quantidades exageradas de álcool geralmente vivem com parceiros que também abusam da bebida.

• A prevalência de depressão em mulheres que abusam de álcool é de 30% a 40%. Estudos demonstram que a maior parte dessas mulheres bebe como forma de se livrar dos sintomas associados a quadros de depressão primária.

Anorexia e bulimia estão presentes em 15% a 32% das que abusam de álcool.

Mulheres que abusam de álcool tentam o suicídio quatro vezes mais frequentemente do que as abstêmias.



• A fragilidade aos efeitos embriagadores do álcool no sexo feminino é explicada pela maior proporção de tecido gorduroso no corpo das mulheres, por variações na absorção de álcool no decorrer do ciclo menstrual e por diferenças entre os dois sexos na concentração gástrica de desidrogenase

• Doenças do fígado: as mulheres correm mais risco de desenvolver doenças hepáticas do que os homens;

• Doenças cardiovasculares

Mulheres que abusam de álcool desenvolvem também miocardiopatias mesmo usando doses mais baixas do que os homens.

• Câncer de mama

A meta-análise de seis estudos importantes mostrou que mulheres habituadas a ingerir de 2,5 a 5 drinques por dia, apresentam probabilidade 40% maior de desenvolver câncer de mama. Esse risco aumenta 9% para cada 10 gramas de álcool (cerca de 1 drinque) diárias.

• Osteoporose

O efeito inibidor da remodelação óssea do álcool é fenômeno bem conhecido em ambos os sexos. Mulheres com menos de sessenta anos que tomam de dois a seis drinques por dia têm risco maior de fratura de colo de fêmur e de antebraço.



Fonte de pesquisa:



http://drauziovarella.com.br/dependencia-quimica/alcoolismo/alcoolismo-em-mulheres/



Resalto também.... as mulheres que bebem expõem seus filhos á riscos, os mesmos ficam vulneráveis á vários tipos de abusos e violências, e o filho de um alcolatra, tem maior chances de ser um alcolatra também.






Pense nisso.

1 comentários:

Dayane disse...

Oi Ságna, obrigada pela visita. Lindo o teu cantinho e muito importante isso aí que você falou!
Beijos

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....