08 dezembro 2011


Crianças pequenas desconfiam dos mentirosos, diz estudo

2


Crianças menores de 16 meses são capazes de diferenciar o verdadeiro do falso, de acordo com um estudo publicado no periódico Infant Behavior Development. De acordo com a pesquisa, elas gostam de imitar o que veem e escutam - gestos, entonações, expressões -, mas optam por não seguir o exemplo de quem percebem como pouco confiável.


A pesquisa realizada na Universidade Concórdia de Montreal, no Canadá, centrou-se em 60 crianças de 13 a 16 meses, divididas em dois grupos, um com avaliadores adultos confiáveis e outro com avaliadores adultos não confiáveis. Na primeira tarefa, os adultos olhavam dentro de uma caixa e mostravam seu entusiasmo. Depois, as crianças recebiam as caixas para ver se estas continuam um brinquedo, para verificar assim a credibilidade do adulto.

Na segunda tarefa de imitação, o mesmo adulto acendia a luz pressionando o interruptor com a testa em vez de usar as mãos. Apenas 34% das crianças cujos avaliadores eram confiáveis imitaram o estranho gesto. Por outro lado, 61% das crianças no grupo do adulto confiável imitaram esse comportamento. O estudo concluiu que a maioria das crianças nessa idade se nega a imitar um adulto após comprovar que este a enganou.

"Assim como as crianças mais velhas, os bebês registram se um indivíduo é preciso ou impreciso e utilizam essa informação para guiar sua aprendizagem posterior", disse a principal autora do estudo, Diane Poulin-Dubois, do Departamento de Psicologia da Universidade Concórdia e membro do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento Humano. "As crianças optam por não aprender algo com alguém que eles percebem como pouco confiável".

Lá em casa eu não gosto de contar mentirinhas para as crianças, acho que desde cedo precisamos ensinar a verdade, aquela história de:

• Tem um bicho papau ..

• Tem um homem do saco que vai pegar...

• Até papai Noel também ... eu não gosto de ficar com fábulas... respeito quem gosta... mas lá em casa não tem papai Noel ( estarei abordando em outro post ).

Vamos dizer a verdade.... Existem várias formas de se falar ... você não precisa dizer que se seu filho não escovar os dentes por exemplo o Bicho vai tomar conta da boca da criança......

Você pode dizer da seguinte forma: Meu filho precisamos escovar os dentinhos para a boquinha ficar cheirosinha..... olha só.... depende da forma que abordamos as coisas....

Se vc ensinar mentiras para ele, um dia ele vai contar uma mentirinha para vc também.

Pense nisso...

Vc gostaria que alguém mentisse para vc?



...................................................................................





A Bíblia nos diz:

"A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. " Provérbios 15:1



Vamos ter palavras doces, mas palavras fiéis e verdadeiras.

2 comentários:

Futura mãmã disse...

Gostei do post e adorei o exemplo..acho que e' isso mesmo...Beijinho

by Ângela Cristina Designs disse...

oi linda vc foi no meu blog, na verdade o teste rsrsrs, eu trabalho com festas personalizadas e fiz o layout pra um blog de uma amiga q foi justamente onde vc deixou recado rsrsrsrsr
Então na verdade eu uso o espaço pra testar os layouts q faço antes de ir realmente pro blog da cliente rsrsrs o meu mesmo é outro rsrsrs bjkas e brigaão pela visita...
ah eu tb sou Publicitária rsrsrsrs

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....