13 dezembro 2011


Minha filha está roendo as unhas..

1

Pessoal,


Tem aproximadamente 01 mês que percebi que minha filha está roendo as unhas, eu sempre me preocupei em cortas as unhas das crianças, por dois motivos, o primeiro que é um hábito de higiene pessoal, evitamos muitas doenças, contaminações, enfim, o outro motivo é manter as unhas aparadinhas, para evitar que a criança se machuque. Então recentemente fui cortar a unha de Haninha e cadê unha??????? Só tinha os toquinhos.... meu Deus não é possível....

Várias coisas podem levar uma criança a roer as unhas, dentre elas.. o stress, muita pressão, ou o tédio, rotina, enfim....

Acho que ela está um pouco stressada, ela precisa interagir com outras crianças, brincar, compartilhar, conversar com garotinhas da idade dela...

Vamos ficar atentas..

O tédio pode levar uma criança a roer as unhas. Este hábito não é exclusivo das crianças. Mas é um dos comportamentos mais difíceis de se interpretar. Pode aparecer antes dos 3 anos de idade, e geralmente está associado às situações de ansiedade, cansaço e estresse. O tédio também pode levar uma criança a roer as unhas.

Mas, se a criança é sadia, ou seja, brinca, estuda, tem amigos, come e dorme bem e parece estar de bem com a vida, é provável que se trate de um mau hábito passageiro. Neste caso o melhor é não interferir e esperar que passe.

Em todo caso, existem muitas razões pelas quais uma criança roe as unhas. Uma porque as coisas não vão bem na escola, outra porque não se encontra contente consigo mesma, ou porque vive uma situação de nervosismo, de medo, de tensão, ou porque gosta de machucar-se. Há crianças que roem as unhas e somente páram quando começam a sangrar.

Roer as unhas é um vício de longa duração. Segundo o Dr. Pedro Barreda, de pediatraldia.cl, é um dos hábitos mais comuns da infância:

Alguns estudos estimam que 40% das crianças entre os 5 e 18 anos roam as unhas. Tanto os meninos quanto as meninas roem as unhas na mesma proporção durante os primeiros anos. Não obstante, à medida que vão crescendo, os meninos são mais propensos a continuarem com o mau hábito.

Medidas a serem tomadas para que seu filho deixe de roer e comer as unhas

- Não fale toda hora com seu filho sobre sua conduta. Isso poderá deixá-lo mais nervoso e o problema se agravará.

- Se você vê que o problema aumenta, e que existe já um descontrole visível, pode ser conveniente o conselho e ajuda de um psicólogo.


Um beijão pra vcs e até o próximo post...
Estou com muitas fotos dos pequenos para postar.

1 comentários:

Futura mãmã disse...

Oi...
bem ela roi tudo mesmo...rsrs parece meu namorido e meu pai...
Ain ain eu tambem roia sempre e so depois de crescida e que descei rs
Isso e um vicio muito mau de facto e muito dificil de deixar!!

Beijo

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....