09 dezembro 2011


Assaduras no bebê

4
Oi amigas...


Tenho recebido muitos e-mails de mamães com sugestões para o Blog, estou super feliz pois minhas sugestões estão sendo válidas.

Este post de hoje foi sugerido pela mamãe Luciana Pereira de Camaçari – Bahia, abaixo segue foto de sua filinha Gabriela de 06 meses.
Linda a Gabi....



Luciana tinha dúvidas sobre as temidas assaduras e como evitá-las, atualmente ela utiliza a pomada bepantol e a Gabi se adaptou muito bem, segundo ela a pomada é mais fininha e facilita a higienização a cada troca de fralda.

Lú, muito obrigada pela sugestão!

Quase todo bebê sofre com as assaduras nas dobrinhas causadas pelas fraldas. E, muitas vezes, os pais não sabem porque elas aparecem nem como fazer para sumir com elas. Para saber mais sobre esse tema eu pesquisei e encontrei uma entrevista no Guia do Bebê com um especialista, o Dr. Calil Farhat, professor titular da disciplina de infectologia para tratamento de pediatria da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP.

Segue ....

Para começar, a assadura é conhecida no meio médico como dermatite de fralda, que é um comprometimento da pele que ocorre na raiz da coxa, nas nádegas, na porção baixa do abdômen e na região genital, exatamente na área coberta pelas fraldas.

Essa dermatite se manifesta pelo aparecimento de vermelhidão, inchaço discreto da pele e pode evoluir com pequenas erosões na pele, bolha, ulceração (feridas), que causam mal estar e desconforto para o bebê.

Segundo o médico, essa é a lesão de pele mais comum em crianças pequenas, atingindo até 35% das crianças nos dois primeiros anos de vida, que correspondem ao período de utilização das fraldas.

Isso acontece porque o uso de fraldas provoca exposição prolongada à urina, o que leva a excessiva hidratação da pele e elevação do seu pH, deixando-a mais sensível. Surge então a assadura, proveniente do contato prolongado da pele com urina e fezes, tornando-a suscetível à fricção com as fraldas e a outros irritantes como resquícios de sabões e detergentes, substâncias encontradas nas fezes e urina, fungos e bactérias.

A assadura está ligada aos cuidados na troca das fraldas, ao tipo de fralda usada e ao uso de calça plástica que facilita o aparecimento dela. A alimentação e a estação do ano também têm influência no aparecimento de assaduras, no verão pela transpiração e no inverno pela dificuldade de perceber se a criança urinou ou evacuou.

E para evitar as assaduras nas dobrinhas do bebê, o Dr. Calil Farhat tem boas dicas. A criança que usa fralda deve ser trocada com bastante freqüência nos primeiros meses de vida, período em que o bebê evacua e urina freqüentemente. É uma maneira de prevenir a dermatite ou evitar o agravamento de uma já existente.

Se a criança "fez xixi" a fralda deve ser trocada e deve se lavar a criança somente com água morna; se a criança "fez cocô" lavar com água morna e com sabonete de glicerina ou sabonete especial para criança. Depois, se deve enxugar a pele da criança delicadamente com uma toalha sem esfregar, para não provocar atrito com a pele.

Nem sempre podemos dar banho a cada troca de fralda, geralmente eu utilizo lenços umedecidos de boa qualidade, o meu bebê toma em média de 03 á 04 banhos por dia.

Outras medidas preventivas podem ser tomadas, como por exemplo, usar certos cremes e pomadas que existem à base de óxido de zinco e petrolato, que são substâncias que funcionam como barreira mecânica de proteção à pele, diminuindo a possibilidade do atrito da fralda com a mesma e, além disso, tem uma função de ajuda na reconstrução da pele, quando há a dermatite.

Experimente também trocar a marca da fralda descartável, ou então de sabão no caso de fraldas de pano (lembrando que os médicos costumam recomendar, nesta fase, usar sabão de coco). Isso eliminará o problema se a causa principal for alérgica.

Outro ponto que achei muito importante é que se a assadura comum não for tratada, pode se transformar em um problema mais sério -- como uma micose, como a candidíase, ou uma infecção bacteriana. As micoses por cândida (o mesmo fungo que causa o sapinho e a candidíase vaginal) são mais comuns em bebês que estejam tomando antibióticos. Essas drogas matam as bactérias "boas" que normalmente controlam a proliferação dos fungos. A micose causada pela cândida começa com pequenos pontinhos vermelhos, que vão se multiplicando até formar uma placa vermelha. As infecções causadas por bactérias provocam o surgimento de placas amareladas e espinhas de ponta amarela, e podem vir acompanhadas de febre.

http://guiadobebe.uol.com.br/assaduras-no-bebe/



Pessoal, a Bepantol está enviando amostras grátis para as mamães conhecerem o produto, segue abaixo o link do site.





Fique atenta também porque nem sempre a assadura acontece só na área da fralda. Especialmente em regiões quentes, e em bebês gordinhos, elas podem aparecer em outras dobrinhas, como no pescoço, embaixo do queixo.

Vamos todas dar adeus ás assaduras!!!!!





https://www.cegonhasexpress.com.br/

4 comentários:

Futura mãmã disse...

Oi querida...
Foi um optimo post. E ainda bem que deixou aqui pomadinhas boas : D
Mas nao e' so' isso que causa assaduras..o meu irmao por exemplo sempre que saia um dente ele fazia assadura daquelas bem fortes...E nao era por causa de falta de cuidado, nem de nao trocar fralda suja, nem calçinha, nem calor...era mesmo dente. Rs
Ficaadica#
Bbeijo

Bianca disse...

Oi querida!
Nossa, usei muito bepantol! Nas assaduras e nos seios que ameassaram rachar. Hj minha filha está com 13 anos.
Beijos

Anônimo disse...

PARABÉNS. Sagna esta pg, ficou lindona,eu e
minha Esposa gostamos muito.Sucesso em tudo,
Felicidades pr vç e toda sua familia.



josue reis.

Anônimo disse...

Fico feliz em ver esse blogs direciona,aos bebe, e em saber que vç e minha vizinha,toda a felicidade do mundo para vç Sagna...

Cristiane esposa de josue reis.

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....