28 dezembro 2011


Cólicas em Recém nascidos

2

Essa foto é de minha filha com 2 meses, no pico das cólicas..

As temidas colicas, nossa como meus filhos sofreram de cólica... Da minha primeira filha eu nem sabia que existia cólicas em recém nascidos.. sabe como é mãe de primeira viagem, já do meu segundo filho eu já tinha uma noção sobre o assunto. O pequeno Ancelmo sofreu muito com as cólicas, ele chorava o tempo todo, o pediatra não autorizou os chazinhos, apenas o remédio apropriado.

Ele chorava muito, aí eu pensava.. meu Deus será que é fome? Dor de ouvido ? será que fez cocô....eu imaginava tanta coisa..

Determinada situação ele chorou tanto, eu resolvi fazer uma mamadeira com leite NAN, pensei com meus botões " deve ser fome, o meu leite não deve está sustentando.. "

Engano meu.. as cólicas aumentaram ainda mais...

A cólica acontece por imaturidade do sistema digestivo do bebê. Essa imaturidade faz com que as paredes intestinais se contraiam e relaxem sem controle e isso pode resultar em gases e levar à cólica.

Outro motivo seria que agora o intestino está recebendo alimento e a digestão acelera seu funcionamento, provocando as cólicas. O movimento do intestino também precisa de um tempo para amadurecer e se coordenar.

Se o bebê receber outro tipo de alimentação nesse período, as cólicas podem ser piores, pois a digestão é mais difícil e requer maior trabalho do intestino. A fermentação do leite e de outros alimentos causa gases e é outro fator de cólicas.

Decidi então fazer a famosa bicicletinha, ficava fazendo movimentos similares aos movimentos que fazemos quando estamos andando de bicibleta, isso ajudava muito e ele liberava muitos gases, eu levantava e abaixava a perninha dele.

Se a mãe ficar nervosa, o bebê também vai ficar, nestes primeiros dias a criança está se adaptando ao ambiente e fica assustada com tudo.

Outra coisa que eu queria compartilhar com vcs:

Quando eu levei o Ancelmo ao médico e comentei sobre as cólicas, ele me questionou se eu estava dando exclusivamente leite materno, eu disse que sim, então porque tantas gases... Ele informou que determinados alimentos que a mãe ingeri pode aumentar as cólicas no bebê, até os três meses precisamos ser criteriosas quanto a nossa alimentação.

Na lista dos “pouco recomendados” estão alimentos gordurosos, embutidos, café, feijão ( você deve seixar o feijão cru na água de molho de um dia para o outro, depois vc coloca para cozinhar, desta forma não gera fermentação de gases e não passa para o leite materno ) e refrigerantes. Pesquisas revelam que a cólica tem o mesmo tempo de duração se a criança toma remédio ou não. Por isso, antes de medicar o bebê, converse com o pediatra, nossa avó e mães sempre nos recomendam a nos alimentar com bastante mingau, a base de milho, e beber bastante leite.

Até os três meses de vida eu te recomendo outro conselho.. o médico informou que se vc se alimentar demais de laticíneos, pode intensificar a cólica nos três primeiros meses, pois a lactose passa através do leite e o intestino do bebê ainda está imaturo.

Depois dos três meses não existe contra-indicação, apenas o bom censo. Evitar comidas á base de dendê.... enfim..



Dicas...

Nada de chá - Não faça uso de chás para resolver o problema. O chá pode provocar ainda mais cólica já que o intestino do bebê ainda está imaturo. Ou o chá simplesmente por ter um efeito calmante faz seu bebê dormir, mas não resolve a cólica. Só use remédios com prescrição médica

O bebê pode engolir ar quando amamenta ou se alimenta. Engolir ar aumenta as dores por gases. Uma dor por gases pode ser a pior dor que seu pequeno já sentiu, por isso o choro que não cessa por nada. É importante colocar o bebê bem inclinado para se alimentar, arrotar após as mamadas e colocá-lo para dormir de lado.

2 comentários:

Futura mãmã disse...

Belas dicas ...Nao vou esquecer
Beijo

Josue Reis disse...

como eu indentifico colicas,em uma criançã.
de 6 anos de idade?

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....