26 dezembro 2011


Manias de criança

1




Manias de criança


Pessoal, hoje eu recebi um e-mail de um amigo que acompanha o Blog, o Josué Reis.
O filho dele Mateus tem apenas 06 anos e não gosta de vestir short/ bermuda / calça enfim... o garotinho quer andar de cueca o tempo todo.
Josué e sua esposa sempre acompanham o blog, e trocam experiências conosco sobre a criação dos filhos e estão nesse dilema... Mateus não pode andar de cueca em todos os lugares e aí, o que vcs sugerem para essa família.
Pensei bastante a respeito do tema e sugeri ao Josué que comprasse bermudas de super-heróis, com cores vibrantes, algo que despertasse o sentimento de brincadeira, de alegria, sugeri também que ele comprasse uma roupa para o Mateus igual a do Josué ( pai do Mateus ) e falasse para ele... " Olha essa roupa é igual á roupa de papai", acho que o Mateus se sentiria motivado á usar.
Nós pais sabemos que as crianças gostam de novidade, lá em casa eu já aprendi..
Quando meus filhos não querem beber suco eu compro um monte de copos novos... são baratinhos.... eu compro de canudo, sem canudo, azul, amarelo..... e aí quando eu mostro os copos novos eles querem beber água, suco ,enfim....
Criança gosta de festa, sem existe uma mente criativa é a mente de criança.



Pessoal deixem os seus comentário, sobre o que o Josué deve fazer....





Outro ponto que devemos levar em consideração é que manias podem demostrar a ansiedade da criança, típica dos momentos de descoberta, como a época da alfabetização, dos 6 aos 7 anos. "O tique nervoso não é habitual na criança. É uma manifestação de que algo a está desagradando, mas que ela não consegue expressar. Já as manias são passageiras e manifestam alguma dificuldade temporária, vinculada principalmente à novidade que ocorre com o processo de alfabetização", afirma Ana Lisete Frontini Pereira Rodrigues, psicopedagoga e psicanalista.



Vamos dar adeus as manias..
- Observe se seu filho costuma fazer movimentos repetitivos.

- A hora em que ocorre, a freqüência e a situação também devem ser levadas em consideração.

- Se a criança vive colocando a mão na boca, procure manter suas mãos ocupadas, para que

ela se distraia.

- Não supervalorize as manias, pois elas podem ser temporárias. Se repreender constantemente

a criança, ela pode usar isso como forma de chamar sua atenção.

1 comentários:

Ingrid Faria disse...

Difícil né? Peraí que euvou pensar, rs... hum... Acho que essa sua idéia está boa, comprar roupas parecidas com as do pai. E roupas coloridas também.

Boa dica, rs.

Beijos

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....