14 dezembro 2011


Visita ao pediatra

3


Visita ao pediatra


Ontem as crianças foram ao pediatra.
• Ancelmo está com 9,700 Kg e 73 cm / 08 meses
• Hannah 14,700 kg / 90 cm / 02 anos e 02 meses

Estão bem, apenas gripadinhos, o médico passou um xaropinho e para Ancelmo passou um suplemento de ferro.

O pediatra informou que a falta de apetite da criança pode está associado a falta de ferro, achou as crianças super coradas e com aspecto de saudáveis, no entanto como o menorzinho não toma mamadeira e faz muita birra pra comer, achou mais recomendável intervir com o ferro.

Os sinais e sintomas da carência de ferro são inespecíficos e de difícil detecção, sendo necessário exames laboratoriais (sangue) para que seja confirmado o diagnóstico de Anemia por Deficiência de Ferro, no entanto como ele tem apenas 08 meses, o médico recomendou realizar a bateria de exames de sangue com 12 meses. Os principais sinais e sintomas são: fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas, palma das mãos), dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia (crianças muito "paradas").

Quando levo as crianças ao pediatra, geralmente marco em um único dia e já levo os dois para o mesmo pediatra, desta forma poupamos tempo e é bem melhor ser acompanhada por um único pediatra, ele fica acompanhando as crianças desde o nascimento. Claro que tem que ser um profissional idôneo, que vc possa confiar, caso tenham dúvidas aconselho procurar outro profissional.

Este pediatra uma vez me pregou uma peça... eu havia levado as crianças como de rotina e ele me falo:

Vou te passar um remédio, vc vai dar ao seu filho todos os dias não pode esquecer.. tem que dar direitinho...

Eu já fui ficando preocupada... aí meu Deus... o que meu filho tem..
Ele começou a escrever naquele bloquinho a receita do remédio
Vcs sabem qual foi o remédio?????
Nome do remédio: Parabéns
Dar este remédio três vezes ao dia.....kkkkkkk dei tanta gargalhada.....

Dica

Quais alimentos são ricos em Ferro?

O Ferro pode ser fornecido ao organismo por alimentos de origem animal e vegetal. O ferro de origem animal é melhor aproveitado pelo organismo. São melhores fontes de ferro as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal e outras vísceras (miúdos), como rim e coração; Carnes de aves e de peixe; e mariscos crus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o leite e o ovo não são fontes importantes de Ferro. Contudo, no mercado já existem os leites enriquecidos com Ferro.
Entre os alimentos de origem vegetal, destaca-se como fonte de ferro os folhosos verde-escuros (exceto espinafre), como agrião, couve, cheiro-verde, taioba; as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha); grãos integrais ou enriquecidos; nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo. Também existem disponíveis no mercado alimentos fortificados com ferro como farinhas de trigo e milho, cereais matinais, entre outros.
A presença de ácido ascórbico, disponível em frutas cítricas, e alimentos ricos em proteínas na refeição melhora a absorção de ferro proveniente de produtos vegetais, como: brócolis, beterraba, couve-flor e outros. Por outro lado, existem alguns fatores (fosfatos, polifenóis, taninos, cálcio) que podem inibir a absorção do ferro, presentes em café, chá, mate, cereais integrais, leite e derivados.
Ressalta-se que o leite materno é considerado fator protetor contra Anemia por Deficiência de Ferro devido à alta biodisponibilidade do ferro existente. Estudos evidenciam associação de anemia em crianças que tiveram pouco tempo de aleitamento materno exclusivo, alimentação prolongada com leite de vaca e com a introdução da alimentação complementar precoce.
Vamos cuidar da alimentação de nossos filhos, criança que se alimenta bem, não fica doente com frequência e nós mamães nos preocupamos menos.

Um beijão pra vcs!!

3 comentários:

Futura mãmã disse...

Que figura de medico neah :D
rs
Ainda bem que eles estao bem...mas 8 meses e 2 meses tem muita diferença de facto...pensei que voce se tivesse trocado rs
Beijo

Carina Ferreira disse...

Sempre dei alimentos ricos em ferro pra Malu, mas msmo assim ela toma suplemento desde os 4 meses, só depois que ela completou 1 aninho que a pedi suspendeu.
Figuraça esse médico hein rs
melhoras para os pequenos.
Bjs

josue reis silva disse...

Meu filho de 6 anos não gosta de viste short so quer tar de cueca quem pode me ensinar uma tecnicar para solucionar essa dificuldade.

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....