11 junho 2012


Será que meu filho precisa usar óculos?

1


Essa semana eu estava lembrando que já faz um tempinho que não levo os pequenos ao oftalmologista, eu e meu marido usamos óculos e mais uma galera da família.. ás vezes acabamos esquecendo esse pequeno detalhe que pode fazer uma grande diferença na vida das crianças. E você já levou o seu filho ao oftalmologista?

Segue uma excelente matéria  sobre este tema.

Muitos pais ficam apreensivos quando recebem a notícia que seu “bebê” terá que usar óculos, pois alguns têm a idéia de que óculos só são necessários quando chega o momento de entrar na escola. Isso nem sempre é verdade... Existem problemas visuais que necessitam ser corrigidos com óculos, desde o primeiro ano de vida. É na infância que ocorre o desenvolvimento visual, e, se existir algum problema ocular que não for corrigido, pode levar a uma diminuição da acuidade visual (ambliopia). Geralmente entre 8 a 10 anos de idade pode ser reversível com o tratamento correto.

Você já viu criança com os olhos tampados na rua? Pois é, aquilo também é para estimular por igual os dois olhos. Qualquer problema que a impeça de enxergar deve ser corrigido o mais precoce possível: miopia, astigmatismo, hipermetropia, estrabismo (desvio do alinhamento ocular), ptose (olho caído), problemas na córnea, catarata, glaucoma congênito, tumores etc.

Geralmente, todo bebê nasce com um certo grau de hipermetropia, mas nem sempre esse grau deve ser corrigido nos primeiros anos de vida. A maioria consegue compensá-lo sem necessitar de óculos. É claro que toda regra tem exceção, e algumas crianças podem vir a necessitar de correção ótica nos primeiros anos de vida.

O olho torto (estrabismo), que geralmente é normal até os 6 meses de vida, muitas vezes necessita ser corrigido com o uso de óculos na infância. Muitas crianças que nascem com glaucoma, catarata e/ou outras anomalias congênitas podem necessitar de óculos além da correção cirúrgica.

A correção visual através da prescrição dos óculos deve ser realizada somente pelo médico oftalmologista, após uma avaliação oftalmológica completa que pode ser realizada em qualquer idade.



Como faço para que meu filho use os óculos?

Essa é uma dúvida que muitos pais têm, especialmente quando a criança é pequena ou está começando a andar. A melhor resposta é: a maioria das crianças que realmente precisam de óculos usará sem problemas e contentes, pois farão muita diferença em suas visões. No começo, algumas crianças poderão mostrar certa resistência, mas é preciso que os pais o incentivem. Comprar uma armação adequada em uma óptica especializada em óculos infantis também é muito importante.



O uso de óculos criará dependência ou piorará a visão de meu filho?

Não, na verdade acontecerá o contrário. Como já mencionado, se a criança não usar óculos, o desenvolvimento da visão normal poderá ser comprometido. E, por último, é preciso fazer uma diferenciação entre:"a visão piorou e o grau aumentou". Grau (melhor dizendo, dioptria) aumentar é normal e não há nada que possamos fazer para que ele não aumente ou estabilize; faz parte da vida o "grau” aumentar. Isso não quer dizer que a visão piorou. Só podemos dizer isso se, mesmo com as lentes de correção, o paciente já não enxerga tão bem quanto antes. Aí sim, houve piora da visão.

O resto é crendice popular. É uma inverdade dizer que usar computador, ler muito, etc. “gasta a vista”. A única coisa que gasta a vista é o tempo!

Fonte: http://www.brasilclinicas.com.br/artigos/ler.aspx?artigoID=248

1 comentários:

Rafaella disse...

Bem interessante a materia...
Minha familia tambem usa oculos...
E faz tempo tambem que eu não levo Davi...
Eles tem que fazer exames sempre...
Bjão

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....