18 outubro 2011


Babá / Secretária do lar / Empregada doméstica

0
O que você precisa saber antes de contratar uma babá





1 – Pense nas suas necessidades: seu filho fica na escola, berçário ou creche em algum período do dia? Ela precisa dormir na sua casa sempre? Vai folgar de quantos em quantos dias? Ajudará com as tarefas da casa? Precisará viajar? Ao entrevistar e contratar as candidatas, seja claro sobre todos os detalhes.

2 – Saiba onde a pessoa mora (se for contratar, peça comprovante de endereço, números de telefone e nomes de familiares), se é casada, namora, tem filhos, com quem eles ficam, como é a sua rotina pessoal. Isso ajudará a saber sobre a disponibilidade, intenções e expectativas, principalmente se ela for jovem, e pergunte também o que ela espera para seu futuro.

3 – Indicações são sempre bem-vindas, mas leve em conta se o perfil de quem indicou a babá é parecido com o seu. Seja uma profissional indicada, vinda por meio de agências ou de qualquer outra maneira, peça e cheque referências de trabalhos anteriores.

4 – Uma boa maneira de avaliar uma candidata, com ou sem experiência, é perguntando o que ela faria em diversas situações, como se o seu filho estiver se sentindo mal ou parecer doente, se ele se machucar, se não quiser obedecê-la ou se recusar a comer.

5 – Observe a maneira que ela age quando fala sobre crianças, se é carinhosa, se o trabalho a atrai.

6 – Na hora da entrevista, observe a maneira de se vestir, maquiagem, perfume, asseio. Mesmo que ela vá usar uniforme depois ou seguir as suas regras.

7 – Pergunte sobre sua saúde, se precisa de algum cuidado especial, se toma algum remédio, peça a carteira de vacinação para ver se está em dia.

8 – Saiba qual é a pretensão salarial da pessoa. Os valores variam muito conforme a região do país e as necessidades de cada família. Jornais, sites de sindicatos e de institutos constumam fazer cotações de preços de serviços em grandes capitais.

9 – A profissão de babá hoje não é regulamentada. Por enquanto, elas se enquandram nas mesmas leis e direitos dos trabalhadores domésticos. Devem ter registro em carteira, 13º salário, 30 dias de férias pagas, uma folga semanal remunerada, vale-transporte, licença-maternidade e estabilidade durante a gravidez e cinco meses após o parto, folgas nos feriados (nacionais, municipais e estaduais). A carga horária de trabalho deve ser acordada entre funcionário e empregador e o pagamento de FGTS é opcional.

Hoje não é fácil encontrar uma pessoa para cuidar de nossos filhos, a minha experiência me permite afirmar que só os pais fazem de tudo pelos seus filhos, no início tudo são flores, a babá é proativa, ... sabe como é... depois se vc não ficar atenta, os seus filhos ficam sem escovar os dentes, não almoça a comidinha toda e muitas babás nem se preocupam, são estes pequenos detalhes que faz a diferença.
Eu por exemplo, se precisar dar 10 banhos por dia, eu dou sem reclamar, mas mãe é MÃE e não se fala nisso.


Fontes: Antoniele Fagundes, psicóloga e educadora, dona da Consultoria Familiar Babá Ideal (São Paulo, SP); Eduardo Cabral, consultor de recursos humanos, sócio da Primore Valor Humano e idealizador dos portais agenciadebaba.com.br e portaldababa.com.br (São Paulo, SP); Fernanda Roche, psicóloga e coordenadora geral do Espaço de Desenvolvimento Criança em Foco (Rio de Janeiro, RJ, e Curitiba, PR), Paulo Manuel Moreira Souto, procurador federal, autor do livro Guia Prático do Direito Doméstico e idealizador do portal direitodomestico.com.br (João Pessoa, PB); Priscila Previato, Neuropsicóloga da unifesp; Roberta Rizzo, proprietária da Kanguruh; Taluana Adjuto, psicóloga e proprietária da Elite Care (Santos, SP)

0 comentários:

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....