06 outubro 2011


Icterícia

1
O que é?


Icterícia é uma condição comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarela da pele e do branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue. A bilirrubina é um pigmento normal, amarelo, gerado pelo metabolismo das células vermelhas do sangue.

A criança fica ictérica quando a formação de bilirrubina é maior do que a capacidade do seu fígado de metabolizá-la.
Eu pasei por isso, meu filho nasceu com icterícia, precisei ficar no hospital por 04 dias, fazendo exames de sangue constantes para acompanhar a situação da doença, foi um sufoco. Eu havia levado as roupinhas para 03 dias e graças á Deus tinha colocado mais algumas coisas de reserva, o que deu para segurar ... meu marido que passou aperto.. Uma dica que dou para vc é a seguinte:
Nós sempre pensamos na bolsa da gestante e do bebê sobre o que levar para a maternidade e a bolsa do maridão que ficará de acopanhante.. NINGUÉM LEMBRA.., pense que no dia 07/04/11 estava sentindo umas dores nas costas, na verdade eram contrações e eu nem imaginava, como faltavam 02 semanas para o bebê nascer fiquei tranquila, mas as contrações foram se intensificando e aí resolvi deixar tudo pronto caso, o Ancelmo viesse á nascer. Organizei a minha bolsa, a da minha filha maiorinha, a de Ancelmo e lembrei do maridão ( vc precisa de roupas, cuecas, material de higiene, chinelo, etc ), é bom deixar tudo bem organizado, inclusive é bom levar todos os exames que vc fez durante a gravidez, isso é muito importante. No dia seguinte ( 08/04/11 ) senti tanta dor, as contrações, que não aguentei fazer nada, nem o cabelo penteei, graças a Deus as bolsas estávam arrumadas e fomos direto para a casa de minha mãe para deixar minha filha, pense que deixei a pequena de fraldas, descabelada, a minha sorte foi que a bolsa estava super organizada, tinha TUDO, de roupa á danoninho, e depois fomos para a maternidade, ufa tanta coisa vou deixar para um próximo capítulo, vamos voltar para o tema ICTERÍCIA, então.....

Abaixo segue foto de Ancelmo bem amarelinho, já com os sintômas.




Quais são os sintomas da icterícia?

A icterícia normalmente aparece ao redor do segundo ou terceiro dia de vida. Começa pela cabeça e progride para baixo. A pele de um bebê ictérico ficará amarela primeiro na face, depois no tórax, no abdômen e, finalmente, nas pernas. O branco dos olhos de uma criança também poderá ficar amarelo.

Como se reconhece que uma criança está com icterícia?

Um teste simples para icterícia é apertar suavemente com a ponta do dedo a ponta do nariz ou a testa da criança. Se a pele permanece branca (este teste funciona para todas as raças) não há icterícia; se a cor for amarelada, você deve levar sua criança ao pediatra para ver se a icterícia é significativa e requer algum tipo de tratamento. Na presença de pele muito amarelada, há necessidade de exames de sangue para avaliar a intensidade, fazer um diagnóstico mais preciso do tipo de icterícia e indicar o tratamento mais adequado.

Porque existe preocupação com uma criança com icterícia?

O acúmulo deste pigmento acima de certos limites é extremamente tóxico para o sistema nervoso, podendo causar lesões graves e irreversíveis.Tipos de icterícia

Há vários tipos de icterícia no recém-nascido. Os mais comuns são os seguintes:



Icterícia fisiológica (normal):



Ocorre em mais de 50% dos recém-nascidos. Esta icterícia é devida à característica própria do bebê que leva a um metabolismo lento da bilirrubina. Geralmente surge entre o 2o e o 4o dias de vida e desaparece entre a 1a e a 2a semana de idade.



Icterícia da prematuridade:



Ocorre com muita freqüência em bebês prematuros uma vez que eles levam muito mais tempo para conseguir excretar a bilirrubina eficazmente.



Icterícia do leite materno:



Em 1% a 2% de bebês alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias que reduzem a excreção intestinal da bilirrubina. Começa geralmente ao redor dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas.





Por incompatibilidade de grupo sanguíneo (Rh ou ABO): a icterícia por incompatibilidade muitas vezes começa já durante o primeiro dia de vida. Incompatibilidade de Rh causa a forma mais severa de icterícia, sendo prevenida com uma injeção de imunoglobulina anti-Rh (RhoGAM) à mãe dentro das primeiras 72 horas após o parto. Isto impede a formação de anticorpos que poderiam colocar em risco os próximos bebês.

Prevenção de complicações da icterícia

O pediatra da sua criança deverá ser procurado imediatamente se:



A icterícia for identificável durante as primeiras 24 horas de vida.

A icterícia alcançar os braços ou pernas.

Seu bebê apresentar febre.

Sua criança começa a parecer doente.

Por incompatibilidade do grupo



Procure seu médico se:



A cor ficar mais forte depois do 7o dia.

A icterícia não tiver desaparecido após o 15o dia.

Seu bebê não estiver ganhando peso suficiente.

Você estiver preocupada pela intensidade da icterícia.

Você tiver qualquer dúvida - de qualquer tipo - quanto à saúde do seu bebê.



Como se trata?

Se a icterícia for de níveis leves a moderados, por volta de 5 a 7 dias de vida o bebê terá resolvido a icterícia sozinho.

Se a icterícia atingir níveis mais altos, fototerapia (banhos de luz) pode ser necessária.

Também podem ser recomendadas alimentações mais freqüentes para ajudar a criança a eliminar a bilirrubina pelas fezes.

Em alguns casos, seu médico pode lhe pedir para interromper a amamentação ao seio temporariamente. Durante esse tempo, você pode esgotar os seios com uma bomba, assim você pode manter a produção de leite do peito e você poderá começar a amamentar novamente assim que a icterícia tenha diminuído. Em alguns casos, uma troca de sangue pode ser necessária para eliminar o excesso de bilirrubina do sangue do bebê.

Raros casos não têm tratamento satisfatório sendo que alguns necessitam intervenção cirúrgica.

Prognóstico

Quando atendida em tempo, a situação pode ser totalmente controlada sem deixar seqüelas.

 
Tratei o Ancelmo com banho de sol pela manhã e pela tarde, muito leite materno ( em alguns casos o médico pede para suspender cerca de 1% a 2% de bebês alimentados ao peito, pode ocorrer icterícia causada por substâncias que reduzem a excreção intestinal da bilirrubina. Começa geralmente ao redor dos 4 a 7 dias de vida e pode durar de 3 a 10 semanas.) este não foi o meu caso. 



Caso seu filho esteja com estes passando por isso, te aconselho a procurar um médico idôneo, pois com a saúde de nossos filhos não se brinca.






Louvo á Deus por ter livrado o meu filho de uma complicação maior.
Glória á Deus nas Alturas.
 
 
Abaixo foto de Ancelmo já livre da doença.
 
Já estava rosinha. Lindo!!!  
 
 
 
Material de base, fonte: ABC DA SAÚDE

1 comentários:

- Futura mãmã ! disse...

Uma doença que fiquei bem mais esclarecida...ancelmo tao lindo aqui :D
BEIJOO

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....