25 janeiro 2012


O pão nosso de cada dia

2







Lá em casa todos nós somos loucos por pão, a família toda é fã de todos os tipos de pães.

Até o pequenininho ama ficar mordendo os pães, acredito que ajuda a coçar um pouco as gengivas e alivia o stress…

Considero o pão algo sagrado, me faz refletir a Ceia, onde Jesus reuniu os seus discipulos e repartiu o pão entre eles.

Mateus 26:26-29;

E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

O pão nos traz o sentimento de comunhão, de compartilhar, de família, é importante "partir" o pão com nossos familiares… é importante sentarmos á mesa com os nossos filhos e compartilharmos as bençãos que Deus nos tem dado.



Primeiro Jesus orou para agradecer a Deus pelo pão e então todos o comeram.

Depois Ele orou novamente para agradecer ao Pai pelo cálice e todos beberam dele.



Hoje estava refletindo que não tenho ensinado a meus filhos á agradecerem pelo alimento, Jesus agradeceu, rendeu graças ao Pai.

Confesso que coloco a comida no prato e dou para os meus filhos, nunca ensinei á agradecer á Deus por aquele alimento, ás vezes só lembramos quando não temos mais algo ….

Irei mudar a minha postura e serei exemplo para eles, hoje mesmo estarei agradecendo…

Estava analisando.. Geralmente fazemos um pacote de oração á noite, pelo dia completo, tem pessoas ainda que já deixam a oração escrita na parede, dá uma olhada rápida e dorme.

Vou rever meus conceitos, precisamos de maior comunhão com Deus..



Curiosidades..



Vcs sabiam que o pão foi produzido pela primeira vez há 6000 anos, segundo os historiadores o pão teria surgido juntamente com o cultivo do trigo, na região da Mesopotâmia, onde atualmente está situado o Iraque. Supõe-se que a princípio o trigo fosse apenas mastigado.

Acredita-se que os primeiros pães fossem feitos de farinha misturada ao fruto do carvalho (chamado bolota, lande ou noz). Seriam alimentos achatados, duros, secos e que também não poderiam ser comidos logo depois de prontos por serem bastante amargos. Assim, talvez fosse necessário lavá-los em água fervente por diversas vezes antes de se fazer as broas que eram expostas ao sol para secar. Tais broas eram assadas da mesma forma que os bolos, sobre pedras quentes ou embaixo de cinzas .

O pão fermentado, semelhante ao que comemos hoje, já era consumido pelos egípcios por volta de 4000 anos a.C. No Antigo Egito, o pão pagava salários e os camponeses ganhavam três pães e dois cântaros de cerveja por dia de trabalho e agente ainda reclama do salário que recebe…..rs… quem queria ganhar um salário desse….

As primeiras padarias surgiram em Jerusalém, após o contato com os egípcios, com quem os hebreus aprenderam melhores técnicas de fabricação e obtiveram a receita. Pouco tempo depois, já existia na cidade uma famosa rua de padeiros.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50 kg de pão em um ano ( se eu seguisse essa recomendação, estaria uma baléia ). O país que mais come pão é Marrocos, sendo que em média cada marroquino come 100 kg de pão por ano. O país que mais se aproxima do ideal é o Uruguai, comendo em média 55 kg/pessoa/ano.



E aí vai comer pão hoje?

2 comentários:

Futura mãmã disse...

Ah voce e daquelas pessoas que sempre agradece..entao ensine para seus filhos se assim quer que eles agradeçam.
bj

Bruna Araújo disse...

Amei se blog, muito lindo. parabéns;

ontendency.blogspot.com

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....