23 janeiro 2012


A importância dos Exercícios Físicos durante a gestação

3
Segue matéria muito interessante, elaborada por Valéria Oliveira, estudante de Fisioterapia, da Unime Salvador.
Valéria é uma apaixonada por Fisioterapia, entente demais do assunto e está contribuindo conosco, nos envio um texto maravilhoso sobre a importância  dos exercícios físicos durante a gestação.




A gestação é um período de muitas mudanças no corpo da mulher. Desde as primeiras semanas de gestação até o parto, o corpo passa por transformações para desenvolver, nutrir e proteger o feto até o momento em que ele sai do útero materno. Para conseguir que isso aconteça a mulher muda o funcionamento do seu organismo e muitas vezes, surgem alguns desconfortos que são característicos desse período.


As mulheres ganham peso, sofrem alterações circulatórias que causam inchaço, respiratórias como a falta de ar, digestivas como enjôos e prisão de ventre, alterações posturais como dores nas costas. Isso tudo leva a mulher a sentir dores e desconfortos durante esse período, além de muitas vezes impedi-la de executar as tarefas diárias em seu trabalho ou na sua casa.

Com isso muitas gestantes encontraram as soluções desses problemas com a prática de alguns exercícios físicos durante esse período. Com o acompanhamento profissional adequado, esses exercícios melhoram a postura, ajudam no controle da respiração, aliviam as dores, melhoram a circulação sanguínea, controlam o ganho de peso, melhoram o funcionamento dos organismos das futuras mamães como um todo. Além de preparar a mulher para o parto normal, os exercícios ajudam na recuperação após o parto Cesário ou normal, facilitando o retorno do corpo a forma física anterior.

Os exercícios podem ser executados na água, (o que permite reduzir a carga na coluna e nas pernas), como a hidroterapia, assim como em solo como algumas terapias (técnicas do RPG, técnicas do Yoga, técnicas do Pilates, técnicas com alongamentos). É bastante comum os exercícios serem executados em grupo com várias grávidas, são também executados com pouca carga e bastante concentração, o que também ajuda o contato com o bebê durante as terapias.

Existem também na fisioterapia os exercícios de Kegel, que trabalham a musculatura do assoalho pélvico. Esses músculos controlam e sustentam o útero e todo o aparelho reprodutor feminino, e o ânus. Com a gravidez essa musculatura é sobrecarregada devido ao aumento do útero materno e, durante o parto, devem ficar mais frouxos para a passagem do bebê. Os exercícios de Kegal ajudam no controle da bexiga, vagina e ânus para que esses órgãos controlem suas atividades, fortalecem esses músculos para ajudarem no momento do parto, e diminuir a sobrecarga causada pela gravidez.

É extremamente necessário que a gestante procure o médico para avaliar se há condições de serem realizadas essas atividades. Devido a problemas durante o período da gravidez (gravidez de risco) algumas mulheres não podem executá-las. Normalmente, é a partir do terceiro mês da gestação e após liberação médica que se pode dá início a esses tipos de exercícios. E caso haja qualquer alteração como sangramento, cólica, diminuição de peso do feto (problemas bastante incomuns pelas características dos exercícios e por não sobrecarregarem o funcionamento do organismo), deve-se suspender a prática dessas atividades e procurar o médico. Porém, é extremante necessário que a futura mamãe se cuide e cuide da saúde dela e do bebê, afinal a gravidez é um período muito bonito para a mulher e sua família, e deve ser aproveitado sem nenhuma interferência.

3 comentários:

Futura mãmã disse...

Felizmente eu fiz exercicios muitos anos mesmo...agora na gestaçao parei kskss pura preguiça..
Sou gestante sem sintomas, apenas alarguei a anca (odeio) e a barriga cresceu. De resto tou igual...
Felizmente nem incho nem dores. Beijo

geice disse...

a eu sou daquelas que fica gigante e confesso ate hj não voltei ao meu peso tbm não praticava nenhuma atividade gestante mais em compensas são trabalhei ate o 8 mês rsrs

Aryana Martins disse...

Nossa, eu não fiz exercícios durante a gestação, ganhei 16 kgs e ainda não perdi tudo... Mas na próxima, com fé em Deus, vou fazer tudo direitinho... Beijos.

Postar um comentário

Eu amo comentários,sua opinião sobre a matéria é muito importante. Comenta aí....